Este website encontra-se em fase experimental, sendo normal ocorrerem erros de apresentação visual e incoerência de conteúdos.

Associação dos Antigos Alunos do IST

Informações

Parcerias

[:pt]A Galp Energia e o Instituto Superior Técnico (IST) assinaram no início de 2012 um acordo de Cooperação Científica e Tecnológica e Promoção da Sustentabilidade e Eficiência Energética. No âmbito deste acordo, a Galp Energia e o IST vão promover e realizar projetos conjuntos de eficiência energética a aplicar às instalações do IST, criando assim um Campus Sustentável. A assinatura do protocolo ocorreu na tarde do dia 18 de janeiro no Salão Nobre do IST, com as presenças do Professor Manuel Ferreira de Oliveira, presidente executivo da Galp Energia, e do Professor Arlindo Oliveira, Presidente do IST.

Este protocolo visa reforçar as parcerias já existentes entre o IST e a GALP Energia, reforçando a ligação entre a universidade e o tecido produtivo nacional e é o exemplo de uma iniciativa que muito bem ilustra a importância estratégica da aproximação entre o meio académico e empresarial nos domínios de conhecimento da engenharia, arquitetura e ambiente, com vista a desenvolver competências partilhadas de I&D e Inovação em eficiência energética.

O LiderA está a ser aplicado ao campus do Instituto Superior Técnico (IST) na Alameda:

  1. Contribuindo para a avaliar a procura do grau de sustentabilidade integrada no campus;
  2. Apoiando o desenvolvimento de um plano eficiente, bem como as respectivas medidas para o atingir, complementando as estratégias e soluções energéticas já em curso;
  3. Visando a sua potencial certificação no âmbito deste sistema.
2cores

O LiderA, acrónimo de Liderar pelo Ambiente para a construção sustentável, é a designação de um sistema voluntário Português (desenvolvido no IST) cujo objectivo é o de efectuar de forma eficiente e integrada de apoio,  a avaliação e a certificação do ambiente construído que procure a sustentabilidade.

O sistema, através dos seus princípios e critérios, permite apoiar de forma integrada o desenvolvimento de projectos e empreendimentos que procurem a sustentabilidade e certificar a procura de sustentabilidade de produtos no ambiente construído (edifícios, zonas urbanas, empreendimentos, materiais e produtos) desde a fase de projecto, construção até operação.

LiderA_Areas[:]