Este website encontra-se em fase experimental, sendo normal ocorrerem erros de apresentação visual e incoerência de conteúdos.

Associação dos Antigos Alunos do IST

Quem Somos

[:pt]O campus do IST na Alameda é constituído por 26 edifícios independentes, nos quais se desenvolvem atividades administrativas, de formação, de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como todas as atividades de suporte necessárias. Os edifícios diferenciam-se até por natureza das especialidades de engenharia aí residentes, mas também pelas diferentes épocas em que foram construídos, coexistindo edifícios dos anos 30 do século XX com edifícios cuja construção terminou nos primeiros anos deste século. Existe a pisicna e o campo de jogos exterior, a iluminação urbana do campus e ainda um conjunto diversificado de atividades nos espaços exteriores do campus ao longo de todo o ano.

A esta diversidade estará associada uma diferença efetiva entre as necessidades de uso dos recursos na franja correspondente às aplicações específicas, muito para além das fórmulas padronizadas de atribuição de consumos aos edifícios, mas não deixando, naturalmente, de as incluir.

Aumentar o conhecimento e a consciencialização dos utilizadores dos campi do Técnico nos domínios relacionados com os seus próprios consumos de recursos, em particular da energia, será um meio eficaz de promover a melhoria da eficiência na utilização da energia e da água e de reduzir os custos de sustentabilidade ambiental associados ao uso destes recursos.

Todas as iniciativas empreendedoras da comunidade IST poderão usufruir dos dados e resultados disponibilizados pelo projeto Campus Sustentável, num contexto educacional ou de investigação, e, à medida que sejam encontrados mecanismos de implementação das boas ideias que se mostrem viáveis e estas medidas venham a ser implementadas nos campi, o projeto fomentará a alunos empreendedores, apoiados por docentes, a possibilidade de utilizar um amplo laboratório vivo para o desenvolvimento de trabalhos académicos, bem como para a criação de novos produtos e serviços na área da gestão da energia e da eficiência energética.[:]