Este website encontra-se em fase experimental, sendo normal ocorrerem erros de apresentação visual e incoerência de conteúdos.

Associação dos Antigos Alunos do IST

Projeto Campus Sustentável

[:pt]O projeto Campus Sustentável decorre no âmbito da Iniciativa em Energia do IST (v. Estatutos da Iniciativa em Energia do IST (PDF, 270KB)).

O principal objetivo do Campus Sustentável é a conceção de um projeto de melhoria da eficiência energética para as  instalações do IST visando um melhor desempenho energético dos campi e, simultaneamente, a consolidação do reforço de competências em matérias de gestão do uso da energia e da eficiência energética.

A missão é concretizar a implementação progressiva do conceito “Campus Sustentável” através da promoção da eficiência energética no Técnico.

A implementação do projeto permitirá que o IST se posicione como uma referência enquanto “Campus Sustentável”, com resultados significativos ao nível da redução da sua fatura de energia e dos encargos económicos e ambientais associados.

Uma das tarefas mais relevantes no âmbito deste projeto será a criação de um laboratório vivo, com a constituição de um espaço de trabalho e debate de ideias, incluindo a organização de um repositório digital com informação relevante para o desenvolvimento de estudos energéticos e de sustentabilidade. Este laboratório deverá estabelecer o aprofundamento do saber em matéria de eficiência energética para toda a comunidade do Técnico, permitindo aos alunos do IST a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Numa primeira fase do projeto, uma Auditoria Energética detalhada permitirá caracterizar pormenorizadamente a estrutura de consumos energéticos do IST com vista à sistematização de um conjunto de informação crítica sobre o desempenho energético atual dos campi. Os resultados desta auditoria permitirão elaborar uma proposta ou um conjunto de propostas, com base em critérios de racionalidade técnico-económica, de implementação de medidas de racionalização energética e produção descentralizada de energia, as quais serão complementadas pela definição e implementação de uma Metodologia de Gestão Energética para os campi, incluindo a eventual alteração de padrões comportamentais sempre que se revele necessário, e que, serão por fim, conducentes a uma efetiva melhoria da eficiência energética e do nível de sustentabilidade dos campi do Instituto Superior Técnico.[:]